segunda-feira, 30 de março de 2020



 

O DIA EM QUE A TERRA PAROU

 

Esta é uma das canções mais conhecidas de Raul Seixas, o “maluco beleza”, que se dizia capaz de se comunicar com extraterrestres, além de ter sido profundamente conectado com os movimentos de contracultura de sua época.

Considerado o pai do rock ‘n’ roll no Brasil, e grande cinéfilo, Raul compôs esta canção em 1977, inspirado no filme “O dia em que a Terra parou”, de 1951, dirigido por Robert Wise.

No filme, o personagem Klaatu (Michael Rennie), acompanhado do robô Gort, são enviados por uma federação de planetas para ordenar que o povo da Terra pare seus testes nucleares. De lá para cá, o mundo não somente ampliou os armamentos de guerra, como também aumentou a devastação do planeta, com os altos índices de consumo, característica primordial do capitalismo global.

A letra da música prevê o colapso do sistema, que para o sociólogo Émile Durkheim, deve ser harmonioso entre todas as suas partes, o que evidentemente, não acontece nos dias que correm, haja visto a desigualdade social, a violência, a degradação constante do planeta, exaurindo-se aos poucos, para dar conta da sede de consumo da sociedade moderna.

Os sinais são visíveis, como a devastação ambiental, a invasão e mesmo a destruição dos biomas naturais, o aumento da temperatura do planeta, ano após ano. E eis que de repente, como diz na canção “O dia em que a Terra parou”, fomos obrigados a ficarmos confinados em nossas casas, levando-nos a um encontro interior e com o próximo, e como sempre acontece nesses casos, o homem é levado a refletir sobre o sentido e o valor da vida, e isso não aconteceria, se dependesse da boa vontade de todos.

A perplexidade e o medo atingiram a todos, em escala global, com a perda de milhares de vidas humanas. Concomitante a isso, vimos países ricos e desenvolvidos sem ter muito o que fazer, e mais ainda, quando constatamos que a ciência e a tecnologia, em que pese o todo o seu desenvolvimento, não tem nenhum domínio sobre a natureza.

As consequências da pandemia do Covid-19 ainda estão em curso, mas em todo caso, a canção “O dia em que a Terra parou”, (Raul Seixas), é um exemplo de como a arte pode intuir e ser um retrato da vida humana, permanecendo atual, através dos tempos.


E/Santana. Tempos Sombrios: Instantâneos da Realidade, 2022.







71 comentários:

  1. Olá sou Ana Caroline Santos do 2 D, sobre minha visão em relação ao texto é que essa crise ou seja esse caos, que nosso país está vivendo é uma reflaxão sobre nós mesmo ou seja esse confinamento é um modo das pessoas analisar que a ciência, a educação, é além de tudo Deus estão acima de tudo. Por que o que está salvando correndo atrás pra salva o mundo é a ciência com a ajuda dela iremos vence essa pandemia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obgdo pela atenção da leitura e participação!

      Excluir
    2. Está correto? É este texto aí mesmo que deveríamos ler?

      Excluir
    3. Sim, o outro é o livro que vcs deverão baixar para elaborar a resenha. Grato.

      Excluir
  2. O que eu entendi é que o texto condiz com o que estamos vivendo neste momento agora, e que é um momento pra analisarmos e pensar se queremos viver do mesmo jeito ou mudar nossas ações e condutas.

    ResponderExcluir
  3. Aqui é a aluna Raissa De Jesus Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oaky, obgdo pela leitura e participação!

      Excluir
    2. Olá Boa noite ali e a aluna Maria Clara Assis Silva do 1 ano I BOM tudo isso que está acontecendo nos dias atuais tem um por que e um pra que
      O porquê? Para percebermos o quanto nos mais somos absolutamente nada nesse mundo que o bens materiais dinheiro nem sempre compra tudo muitas pessoas morrendo por conta do covid19
      Pessoas que tinham dinheiro tinham um trabalho tinham uma vida como qualquer outra pessoa mas neste momento n adianta ter mas sim SER eles se foram mas o trabalho continua o dinheiro também mas o mais presioco se foi que é a vida
      Pra que? Isso tudo serve de lição pra refletirmos mas sobre quem somos e não o que temos amém mas abraçam mas a vida é um sobro não sabemos quanto tempo ainda nos resta entt amém mas se cuidem #fiquememcasa

      Excluir
    3. Natasha Silva de Oliveira 1°E
      Do meu ponto de vista oque esta citando no texto é basicamente tudo oque estamos presenciando hoje em dia, esse caos, que nosso país está vivendo é uma reflaxão sobre nós mesmo .

      Excluir
  4. Raquel Monique Lima Do Carmo.2D
    Matutino

    Estamos vivendo momentos difíceis
    e assustador a qual não sabemos o que fazer .O mundo parou e vemos que nesse momento não existe diferença entre o rico e o pobre ,porque para ambos o risco é o mesmo , e a única coisa a fazer é ficarmos em casa e esperar que tudo isso passe.

    ResponderExcluir
  5. Joyce Ribeiro de Sá, 2°G
    Vespertino

    O texto se refere a tudo que tem acontecido nos últimos anos.
    E com essa pandemia que estamos vivenciando, somos obrigados a ficar em casa,e com isso podemos parar para refletir que,não existe branco nem preto,gordo ou magro,rico ou pobre. Por que essa situação pode atingir a todos,É um momento preocupante para o mundo.
    Estar em casa faz a gente parar e perceber que ali temos quem amamos sempre,e muitas das vezes não nos damos conta.
    Somos seres tão ingratos,que só paramos para refletir quando estamos em uma situação como essa.

    *Perdão pelo atraso,só vi hoje que era pra ser entregue ontem.

    ResponderExcluir
  6. Sou Manuele dos Santos Bittencourt do 2°E bom, pelo o que eu entedi o filme que ele assitiu tem muito aver com o que estar acontecendo hoje em dia pois esse caso fez o mundo inteiro parar.
    Tudo isso que ocorre talvez seja necessário para que as pessoas possam parar para dar um pouco mais valor a vida e pensar nas nossas atitudes e ter mais comunhão com os que estão a nossa volta e quando isso acabar talvez sejamos pessoas melhores.

    ResponderExcluir
  7. Sou Beatriz Ferreira Araújo 2°C

    Raul, gostava de imaginar até onde chegaria a ambição do homem , para que se chegasse ao ponto de uma conferência de robôs ordenar ao povo da terra que pare com testes nucleares. Viu então que sua suposta previsão até agora está certa , pois todo o dia o homem mata , rouba, se arrepende mas faz tudo de novo no dia seguinte . quando paramos pra refletir , questionar, se aquilo está certo , se esses hábitos estão corretos vemos que não , mas vem a grande pergunta o mundo pode parar ou deve parar ? . Toda a hora milhões de coisas são criadas, usadas e destroçadas , será que vale a pena? .


    Espero que tenha gostado 😅

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeniffer de jesus baleeiro 1G
      Eu acho que o texto e a música fazem as pessoas lebrarem da pandemia do coronavirus e que as pessoas precisam perceber o que o mundo hoje em dia não vive sem a tecnologia e que as pessoas precisam perceber o valor que a vida tem e elas percebem melhor isso quando estão convinados dentro de casa em quarentena

      Excluir
  8. Erenildo santos silva 2°E

    O texto fala do um exemplo como o filme que retra as dificuldades de hj em dia, uma das frases "medico nao precisa curar mais nada" mi chamo a atenção, pois com tudo oq esta avendo postos de saude fachando e falta de remedios e uma clara referencia a isso, o texto em si mostra como é e como esta o mundo agora por conta de nossos atos mais mudando nossos atos mudamos o mundo.

    (Essa é minha resenha devo mandar só por aqui mesmo ou tambem devo mandar para o professor?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Td bem Erenildo, já vi a mensagem aqui no blog, grato pela participação!

      Excluir
  9. Amanda Dias Santos 2F vespertino

    Em um dos seus versos, a canção diz “que o professor não tem mais nada a ensinar” e “o médico não tem mais nada pra curar"
    Atualmente, o mundo está perdendo sua essência, a vontade de aprender se foi. Cada um tem sua teoria sobre a sociologia, um aprendizado mais profundo. As pessoas andam manipuladas pelas fantasias, não querem enxergar o que está acontecendo com o mundo.

    ResponderExcluir
  10. Anália kelly Silva Batista 2B.
    Bom pelo que eu percebi no texto Raul Seixase fala do valor,a importância que homem da aos bens materiais, é nao a vida.Nos tempos de hoje, estamos vivendo em conflito.
    Devemos da valor mais a vida, viver o presente,E pensar um pouco mais nas nossas ações.

    ResponderExcluir
  11. Oi sou Nathyelle maia do 1ano i vespertino
    minha visão em relação ao texto é que essa crise , tem relação com oque nosso país está vivendo é uma reflaxão sobre esse confinamento é um modo das pessoas analisar, se encontra e pensa na vida e no mundo

    ResponderExcluir
  12. Bom prlo o que oeu entendi texto fala dos fatos acontecidos a um bom tempo atrás, e que tem a possibilidade de que volte a acontecer que é a forma de venceremos as dificuldades .
    CAUAN VITOR SILVA DE JESUS 1°H

    ResponderExcluir
  13. Kaele dos santos sou do 1 ano I e pelo meu ponto de vista er que tudo tem um propósito se está ocorrendo isso conosco e porquê a de ter um propósito para nos fazer aprender viver Dificuldades passar pelo confinamento coisas que não tiamos vivido anteriormente para vermos o quanto a escola e significativa

    ResponderExcluir
  14. Kely Da Ressurreição Pereira: 2°Ano E

    Pelo que eu entendi isso tudo tem muito a ver com o que está acontecendo atualmente,nesse sentido precisamos refletir sobre o valor da vida e isso não aconteceria por vontade própria. É realmente triste o que está acontecendo com a sociedade ultimamente, maioria das vezes as pessoas dão valor aos bens materias do que a vida e isso é realmente preocupante

    ResponderExcluir
  15. Rangel Souza dos Santos - 1 Ano F

    O texto retrata o que estamos vivendo atualmente, as crises econômica, o consumo altíssimo que pode gerar problemas para o mundo, onde as pessoas procuram dar valor pra algo material(veículos caros etc), muitos não se preocupam tanto com os próximos, também as violências que pessoas sofrem em seus dias e a desigualdade social. E que devemos dar valor a vida.

    ResponderExcluir
  16. João Victor Ribeiro de Almeida.
    Sala: 2 G

    Eu vejo com uma ‘crônica’ que ninguém faz nada para mudar o mundo, as coisas, os costumes, etc. porque sabe que ninguém vai fazer nada também…

    É, por exemplo, como as pessoas pensam pensam dos políticos: eles roubam, mas eu eu estivesse lá, eu também roubaria, já que todo mundo rouba. E o que tem de mais eu roubar também?

    Ele critica as pessoas que pensam que a iniciativa tem que partir dos outros.

    ResponderExcluir
  17. Nome=Alice de souza Lourenço
    Série= 2° G vespertino
    As pessoas ultimamente andam muito manipuladas pelas fantasias e facilidades do consumismo desenfreado , na minha opinião queria enfatizar e mostrar como as pessoas são manipuláveis pelos governos , jornais , revistas … , e importante para que a sociedade viva bem , que todos nos sermos críticos quanto as propostas dos governos em relação a qual quer coisa que afete nosso meio ambiente onde vimos e também onde não ira nos afetar , para que não haja mais essa hipocrisia liberalista perante as supostas autoridades que deviam nos proteger , que deviam melhorar nossas vidas e que ultimamente estão fazendo justamente ao contrário.
    acho que Raul Seixas quis afirmar que nada no mundo funciona sem a ação humana, no dia em que todos os seres humanos deixarem de exercer suas funções o “mundo iria parar”, ou tudo deixaria de funcionar.

    ResponderExcluir
  18. Ketteln Julia 1°I..Vespertino
    Bom primeiro,eu entendi que com base no texto estamos vivendo o que muitas pessoas já viveram,não é a primeira vez que a terra para, pois nossa sociedade passa por muitas dificuldades, como no ramo da educação,da saúde,crises econômicas,etc.O caso mais recente esta sendo a pandemia do covid-19,ou seja, mais uma vez q a terra parou, com esse vírus por todos os continentes vez com que tudo parace,as escolas, o comércio, ou seja, tudo em si.Com o fato de estamos confinados em casa de quarentena,faz com que muita gente pense como a vida é rápida,perigosa e curta ser não tornarmos cuidado. Com essa pandemia nós faz pensa como é importante a escola é a nossa rotina,mas são dificuldades de aparecem na vida de todos é isso serve para todo mundo vencerem essa fase dificil que todos nós estamos vivendo. Deus na frente, fé que tudo isso vai passar.
    (Ps: Estou atrasada porque fiquei sabendo recentemente das atividades, espero que o senhor reconsidere meu atraso. Boa noite 🌷..)

    ResponderExcluir
  19. Luisa Maria do Carmo Souza 1 ano C

    Realmente na música que o cantor Raul Seixas canta"o que em que a Terra parou", está acontecendo hoje no nosso dia a dia em que o mundo parou por causa da pandemia, então quase todas as pessoas do mundo está em casa sem poder sair. Na música fala que não precisamos de professores para ensinar e nem médicos para cura,hoje o que agente precisa mais do que luca dos nossos professores e médicos nessa crise que estamos vivendo.

    ResponderExcluir
  20. Nome: milene 1ano i
    Bom pelo que eu entendi na letra da música e no texto , ele está Relatando tudo o que está acontecendo conosco nós dias de hoje, um exemplo essa pandemia ,a terra parou , por causa dessa doença , ninguém mas pode ir compra pão , ir para a escola e muito menos ir para igreja por que estão fechadas , muita gente morrendo por causa dessa doença , hospitais cheios ,não sabemos quando isso vai passa . Como disse Raul " no dia em que a terra parou" ele estava relatando tudo o que está acontecendo , o mundo parou , nossa vida parou.ate quando isso vai passa eu não sei , mas espero que logo.
    Obs:Professore espero q aceite , por fiquei sabendo das atividades faz uns dias☺️

    ResponderExcluir
  21. Gabriel Farias Bacelar 2°A

    Olá, professor Erivan. Repare! o texto diz a respeito em que o mundo parou. E isso me lembra dos acontecimentos que está ocorrendo nos tempos de hoje. Assim como o covid19 que parou o mundo. E pode se dizer que Nem tudo voltou a funcionar como deveria.
    Portanto, com a ajuda de todos e a colaboração tudo voltará a funcionar normalmente.

    Obs; me desculpe pelo atraso professor. Comecei acessar ontem. Desde já agradeço-lhe.

    ResponderExcluir
  22. Ketlen Araújo_ 1 ano I
    Bom o texto fala real os dias de hj, a pandemia do covid-19 veio como uma surpresa..inesperada...mais a gente vai passar por mais essa juntos.
    Como está escrito no texto:" Q após vencermos estas dificuldades e este momento atual, possamos nos tornar pessoas melhoress, mais humanas e fraternas".

    ResponderExcluir
  23. Jalile Lacerda da Silva 1° i

    Pelo oque eu entendi no texto, há citações de acontecimentos nos dias atuais, a terra realmente parou em meio a esse caos, uma coisa que me chamou a atenção foi pelo fato de que tudo oque está acontecendo é culpa dos seres humanos, nós somos o próprio vírus deste planeta, e pelo fato de estarmos todos em casa, possa ajudar as pessoas à refletirem para ajudar a construirmos um mundo melhor depois dessa crise global.

    ResponderExcluir
  24. Liliane de Jesus Gomes 2°ano_A

    Pelo que eu entendi, o texto fala sobre o "Dia em que a terra parrou", isso que dizer oque está acontecendo nós tempos de hj com essa epidemia que parou o mundo todo

    ResponderExcluir
  25. Kaylane Victoria 1B

    Bom eu entendi que,no texto tem um verso que diz " Que o professor não tem mais nada pra ensinar" e " O medico não tem mais nada pra cura" Estamos em tempo de luta, agora que o corona vírus apareceu,e tipo temos que abrir os olhos pra ver oque ta acontecendo com o mundo,com as pessoas,então vamos abrir, vamos viver mais é pensar oque vamos fazer em diante


    Estou enviando pelo Gmail do meu irmão professor

    ResponderExcluir
  26. Faianne Batista 1°G

    Bom pelo que eu conseguir entender é que estamos completamente indefesos, a ciência, a tecnologia não tem muito o que fazer nesse momento, nem um milionário, nem o mais rico financeiramente da face da terra não está 100% livre desse vírus (covid-19) , agora, olhando por esse lado, somos todos iguais, independente das condições financeiras, da cor da pele, do cabelo, dos sentimentos. Enfim, agora todos estão dependentes um do outro para que isso não espalhe e isso acabe. Isso veio para termos mais amor próprio, e amar ao próximo como a nós mesmos.

    (Professor, tive um atraso porque estava com dificuldades, por isso so conseguir fazer as atividades hoje, espero que considere meu atraso ❤)

    ResponderExcluir
  27. Luiz Filipe Assis Santana 1°G

    Após a leitura do texto acima, compreendi que Raul Seixas,''O pai do Rock and Roll no Brasil'', teria previsto por umas de suas músicas um colapso ambiental e social, sendo coincidência ou não isso se tornou um questionamento que não podemos negar, essas previsões estão virando realidade. A crônica nos revela de modo evidente a comparação entre o passado e presente e entre todo processo de destruição que o ser humano causou até chegar em uma crise social, econômica e psicológica que estamos presenciando que apesar de terrivel, não há uma solução devido a falta de interesse popular pelo planeta,pelo país,pela cidade que vivemos.A frase principal da crônica "O dia que a terra parou" deixa claro que apesar de não ter exatidão de quando começou o colapso decadente em que resultou na nossa atual realidade, a terra já vinha parando aos poucos devido as crescentes crises econômicas, as desigualdades sociais, o número alto de violência, e de queimadas florestais , desse modo acho que para conseguirmos tal recuperação(citado na crônica) é necessário não só um governo melhor mais também mentes humanas melhores e empenhadas em cuidar "daquilo" que chamamos de lar, seja o planeta,o país, o estado ou sua casa. Somente assim teremos um futuro promissor e brilhante socialmente.

    ResponderExcluir
  28. Daianna Barbosa Pereira
    1ano D
    Matutino
    Bom o q venhamos a entender do texto e que é uma reflexão sobre os nossos dias atuais as doenças o impedimento de estar em aglomecao com outras pessoas pra evitar contamicao o texto praticamente se coincide com nosso viver hoje em dia

    ResponderExcluir
  29. Ellen Silva Martins
    2E
    Matutino
    Puder ter uma bela análise sobre o texto. Percebi que talvez o cantor apenas teve sorte,uma inspiração ou o desejo de escrever algo que condiz com oque está acontecendo.
    Pois,o que podemos ver hj em dia são os rastros de desigualdade social,egoísmo e muitas outras coisas que assolam o mundo desde o início ,coisas e sentimentos que afundam o mundo em um triste abismo.
    Algo que me chama atenção é que mesmo que eu passe por louça por ter esse tipo de pensamento,alguns males vem para o bem,pois,"o dia em que a terra parou" foi mundo importante para o planeta terra talves nao se curar, mas respirar.. pois não deve ser fácil ter humanos ambiciosos de aluguel e acabando com toda a natureza.

    ResponderExcluir
  30. Quesia Cristian Nascimento Passos 1º I


    Bom, pelo o que eu entendi esse texto se baseia em fatos reais que hoje está acontecendo, e o filme que ele assistiu tem um pouco haver com que está acontecendo nos últimos dias e fez o mundo parar, ele também pensou muito sobre isso e percebeu que hoje em dia os homens dão mais valor aos bens materiais do que os valores que realmente importa para uma pessoa, e está confinados em casa nos faz pensar muito sobre o verdadeiro sentido da vida, devemos dar mais valor ao que importa, devemos dar valor a saúde, ao amor, ao respeito, e isso é o que importa para convivermos em uma sociedade. Devemos refletir sobre isso e nos tornar pessoas melhores.

    ResponderExcluir
  31. Joyce de jesus baleeiro 1G


    Pude concluir do texto que ele traz os acontecimentos de agora aonde estamos vivendo em confinamento por conta do corona vírus que nos pegou de forma surpreendente a terra parou para que persebecemos que nos vivemos em um mundo que sempre nos surpreende e que devemos dar mais valor as pessoas e ao nosso planeta parar de sermos egoistas e pensar mais no próximo.enfim devemos tentar nos tornar pessoas melhores.

    ResponderExcluir
  32. ALUNA:RAFAELE SOUZA DIAS
    1 ano C

    NO MEU PONTO DE VISTA TUDO ISSO QHE ESTAR ACONTECENDO E CONSEQUÊNCIA DOS NOSSOS PRÓPRIOS ATOS, COMO PODEMOS VER NOS DIAS DE HOJE O SER HUMANO NÃO TEM MAIS AMOR PELO PRÓXIMO E NEM PELA SUA PRÓPRIA FAMILIA, EU ACHO QUE TUDO ISSO QUE ESTAR ACONTECENDO ESSA PANDEMIA QHE O MUNDO ESTAR SOFRENDO ISSO PODE ATE SER BOM PARA AS FAMILIAS COMO ESTAMOS TODOS CONFINADOS EM CASA DESSE JEITO AS FAMILIAS PODEM SE UNIR MAIS AINDA PARA PODER REPARAR OS ERROS E SE UNIREM, E DESSE JEITO COMBATEMDO ESSE VIRUS,COMO SE DIZ O TEXTO "O DIA EM QUE A TERRA PAROU" O MUNDO ESTAR PARADO, AS ESCOLAS,ENPRESAS ETC... NÃO ESTÃO FUNCIONANDO A TERRA O MUNDO ESTAR PARADO ISSO E APENAS CONSEQUÊNCIAS DOS NOSSOS PRÓPRIOS ATOS.

    ResponderExcluir
  33. No meu entendimento esse texto se retrata dos nossos dias atuais essas calamidades assolando o mundo . Podemos ver que todos nós ficamos na mesma posição,ou seja porque agora não importa seus status,seu dinheiro,seus bens pois nenhum deles o salvara . Esse seria o momento para repensarmos o jeito que queremos viver . E é assim que eu vejo .*Ana cristina silva fonseca* (1°ano E)

    ResponderExcluir
  34. NOME: micaele de souza santos
    SÉRIE: 1ano E ,matutino

    "O dia em que a terra parou " nos faz lembrar dos dias que estamos passando por causa da epidemia do "coronavirus " Onde fomos Obrigado a nos afastamos da população e ficar confinados em nossas casas para evitamos alguns ricos.
    E aí que pecebemos que quando estamos sós sentimos saudade da nossa vida corrida e das pequenas coisas que faziamos antes, comecamos a nos importar mas,e as querer de volta, como não é possível iventamos coisas novas para substituir as antigas.
    pensamos nas pessoas que amamos e damos mas valor, e que estar ao lado delas e tudo o que queriamos nesse momento, vemos as consequência de algumas ações de nos seres humanos e as consequência que são causadas pelas nossas próprias ações e tentamos muda isso, ou seja, pensamos em tudo que poderiamos fazer ou melhorar, revemos cada ação ou momentos vividos e procuramos ser pessoas melhores.




    ResponderExcluir
  35. Geovanna Silva Ramos
    1° ano C


    Bom, pelo quê eu compreendi, é como alguns colegas disseram. Estamos completamente indefesos a ponto de não saber mais o que fazer, fora a nossa obrigação de nós cuidarmos em relação a esse vírus (covid-19), que todo o mundo está enfrentando. Nesse momento nem um milionário, nem o ser humano com mais condições de vida financeiramente, do mundo,não está completamente 100% livre desse vírus. Nada disso acontece por acaso, Deus sabe de todas as coisas, e ele mandou essa pandemia para nós ensinar a ter mais amor próprio e acima de tudo, da cor da pele, do tipo de cabelo , e das condições financeiras, possamos a amar ao próximo do jeito que ele é , somos todos iguais independente de cada uma dessas coisas citadas a cima.
    Nem um cientista com sua ciência, e nem a tecnologia tem muito o que fazer!.
    O fim da pandemia só vai vim , quando aprendemos tudo isso citado acima, incluindo também que nós possamos aprender um ajudar ao outro , por que o fim disso se resume a isso , aprender, ajudar a compreender e ajudar ao próximo apesar de tudo.

    E é como a música " O dia em que a terra parou " de Raul Seixas fala:" No dia em que a terra parou eu acordei ", no nosso caso , só quando a terra parou que vinhemos a acordar para a realidade.

    ( Erivan me desculpe por estar entregando em cima da hora , eu estava com dificuldade para responder as atividade e só agora conseguir entregar uma boa parte delas, espero que me compreenda, agradecida!)

    ResponderExcluir
  36. Paloma Souza dos Santos 2° ano A
    Eu atrevi a pesquisar a música para que eu entender mais o pensamento do cantor e na letra da canção ele relata muito " ninguém saiu de casa" e então comparei à tudo o que estamos passando agora, desde os incêndios até está pandemia e na minha opinião é que pode ser interpretada tanto como uma crítica ao conformismo, mostrando que cada um desempenha uma função essencial na sociedade, quanto um desejo de que um mundo mais solidário não seja apenas um sonho. Mas eu comparo como um tapa na cara da sociedade, porque, se as pessoas fossem solidárias não haveria de se preocupar com tuda esta "crise" na qual estamos passando hoje, mas, já estamos no meio dela e espero que futuramente quando tudo isto acabar que possamos cuidar para que não ocorra outra crise novamente, me enoja o fato das pessoas serem extremamente egoístas e quando tudo isto acabar espero que compreendam que viver neste mundo é ter a responsabilidade e a total compreensão que se deve tomar decisões e arcar com as consequências

    ResponderExcluir
  37. Kaike Moreira de Souza
    1° Ano F

    Bom pelo o que eu compreende sobre o texto é que com um simples vírus invisível parou o mundo todo, e como diz no texto:"somos obrigados a ficarmos confinados em nossas casas, levando-nos a um encontro consigo mesmos e com o próximo, e como sempre acontece nesses casos, o homem é levado a refletir sobre o sentido e o valor da vida", Pelo o que eu entendi nesse trecho, e que nessa quarentena agora, todos devemos pensar um pouco mais na Vida e nos filhos também, da mais atenção, etc. Não devemos baixar a cabeça, e sim ergue-la que com Fé vamos vencer, esse texto se baseia também como nois estamos vivendo hoje em dia, no caso nesse trecho: "É triste, é penoso , é sofrido, tudo o que está acontecendo, e ficamos abismados, quando vemos países ricos e desenvolvidos sem ter muito o que fazer, e quando constatamos que a ciência e a tecnologia, em que pese o seu desenvolvimento, não tem nenhum domínio sobre a natureza", aqui mostra um mundo triste e abismado com o que está acontecendo no presente, pra chegar ao ponto de pessoas não poderem chegar perto e também não ter aglomeração, também com ou sem corona vírus devemos manter distância de certas pessoas!!.

    (Erivan desculpa por ter demorado responder, é por que não estava compreendendo o que era para fazer, também se eu fiz algo de errado na resposta acima mim desculpe!)

    ResponderExcluir
  38. Kezia Mendes do Nascimento/2-C.

    O texto relaciona a música de Raul Seixas "o dia em que a terra parou" com o isolamento social, refere-se ao estado crítico que o Brasil se encontra com essa nova pandemia.
    Hoje se pararmos para analisar os fatos,estamos sendo obrigados a ficar em casa na intenção de nos proteger um dos outros, pois todo cuidado é pouco quando não se sabe quem ou o que está contaminado e se está! Como no texto diz, e eu acho certíssimo, essa é a hora em que paramos para refletir ou analisar se assim preferir, a nossa vida como também as nossas escolhas...

    ResponderExcluir
  39. Igor Paiva pereira 1°F
    Eu entende que o Raul Seixas fez uma música prevendo o que ia acontecer nos dias de hoje, com o estado crítico que está o Brasil nesses dias com essa pandemia

    ResponderExcluir
  40. Hellen ferreira Braga 1°l 17/04/2020
    Vespertino


    O que está escrito no texto tem aver com tudo que está acontecendo hoje, e com o que estamos passando com essa pandemia. Tudo que está acontecendo e tudo que aconteceu au passar dos anos e culpa do ser humano. será que quando isso vai para? será que quando o ser humano vai ter consiensia?."o dia em que a terra parou " e ela parou msm e todos nós estamos em casa, esperando q tudo isso passe. enquanto isso, muitos brasileiros está passando fome, empresa indo a falência, pessoa inocentes sendo mortas por um vírus maligno.E inacreditável acredita que as ingrejas feicharam as pessoas não pode ir ouvi a palavra de Deus por que elas estão fechadas por conta de um vírus maligno que ronda o mundo.espero que isso tudo que está acontecendo como o mundo acabe logo e quando esse dia chegar, às pessoas mudem e começem a trata a casa a nossa terra em que vivemos bem a natureza, espero que essas pessoas reflitam muito com o que um pequeno vírus está fazendo com a população mundual.espero que isso tudo passe não agento mais ver sofrimento 😿.....o ser humano precisa mudar.

    #fiquememcasa

    ResponderExcluir
  41. Hellen ferreira Braga 1°l 17/04/2020
    Vespertino


    O que está escrito no texto tem aver com tudo que está acontecendo hoje, e com o que estamos passando com essa pandemia. Tudo que está acontecendo e tudo que aconteceu au passar dos anos e culpa do ser humano. será que quando isso vai para? será que quando o ser humano vai ter consiensia?."o dia em que a terra parou " e ela parou msm e todos nós estamos em casa, esperando q tudo isso passe. enquanto isso, muitos brasileiros está passando fome, empresa indo a falência, pessoa inocentes sendo mortas por um vírus maligno.E inacreditável acredita que as ingrejas feicharam as pessoas não pode ir ouvi a palavra de Deus por que elas estão fechadas por conta de um vírus maligno que ronda o mundo.espero que isso tudo que está acontecendo como o mundo acabe logo e quando esse dia chegar, às pessoas mudem e começem a trata a casa a nossa terra em que vivemos bem a natureza, espero que essas pessoas reflitam muito com o que um pequeno vírus está fazendo com a população mundual.espero que isso tudo passe não agento mais ver sofrimento 😿.....o ser humano precisa mudar.

    #fiquememcasa

    ResponderExcluir
  42. Laisa de Souza Leite
    1° D
    Esse texto tem a ver com a pandemia mundial que estamos vivendo, o dia em que a terra parou , ou seja, que todos estão em quarentena, as pessoas são levadas a refletir sobre a vida e sobre valores (coisas que na correria do dia a dia impede as pessoas de fazer). Como podemos perceber ... mesmo em países ricos e subdesenvolvidos , mesmo com tanto dinheiro ainda não foi possível chegar a uma cura, os médicos estão sem recursos e muitas vezes não podem fazer nada a não ser esperar que a natura cumpra seu papel, a economia mundial mas , em especial, do Brasil está em crise e o papel do "Estado" nesse momento é fazer as escolhas certas para não ter problemas graves futuramente, se todos colaborar e continuar em confinamento tudo isso vai acabar logo, e vai ficar a reflexão de que a vida é um sopro e dinheiro no mundo não compra o valor de uma vida.

    ResponderExcluir
  43. Pamela Souza Gomes 2 Ano C
    Raul tinha em mente uma sociedade alternativa.Hoje vendo está pandemia do corona vírus todos tem a alternativa de ficar em casa ou sair para sua rotina diária sem escolha e pegar este vírus maldito,os médicos estão fazendo de tudo para ajudar as pessoas que estão com essa doença e aconselham que a melhor coisa e ficar em casa. Alguns Governantes pregam políticas públicas com o intuito de garantir o bem-estar da população outros preferem numa abordagem para garantir que a economia não pare.
    infelizmente a terra não parou como preveu Raul simplesmente porque o homem é ignorante demais para entender a mensagem na qual ele quiz nos passar.Raul não foi só um homem a frente de seu tempo e um visionário. 

    ResponderExcluir
  44. Thauan Anderson Epifânio Ribeiro 1°F
    Leitura da crônica "O dia em que a terra parou"

    Observei que esse texto mostra nada mais, nada menos, o que está acontecendo nos dias atuais e que nos induz a olharmos em volta e refletirmos sobre nossas vidas, família, relações e que o momento na qual estamos vivendo é de união, mesmo que cada um em suas próprias residências, embora tristes sabendo que isso pode causar alguma consequência não muito boa, como para a economia. Algo muito interessante e irônico que pode ser citado é o título do texto "O dia em que a terra parou" nos fazendo lembrar exatamente do momento que estamos vivendo, porém é imaginável que ninguém quer ficar em confinamento e sim vencermos estas dificuldades e nos tornarmos pessoas melhores como diz o texto.

    ResponderExcluir
  45. Miqueias Azevedo Santos 1°G

    Pelo que compreendi do texto,foi que Raul Seixas visualizou a situação naquele momento com as escolhas do ser humano e com as suas consequências que poderão afetar todo o planeta como o consumos Desnessesarios, nos nossos dias atualis em nosso cotidiano não e diferente vemos nas manchetes, pela internet, pelos jornais etc.. Queimas de florestas, poluições em rios e lagos, caçadas de animais em riscos de Extinção entre mais e mais casos, ações realizados pelo ser humano e sim afetando também ao mesmo.
    Como estamos vendo hoje em nossos dia esta pandemia desse virus(covid-19) já que nesse momento estamos em casa, que venhamos prevenir sempre que possível, e Refletirmos a valorizar sempre nossas vidas e do nosso planeta.
    Que venhamos ter um Pensamento Positivo que isso que esta acontecendo essa pandemia,que essa dificuldade Vai passar e quando isso acontecer que possamos ser pessoas mais Unidas mais amorosas com mais amor ao próximo e venhamos cuidar mais do nosso plaeta terra.

    (Que venhamos ter um Pensamento Positivo que isso,que esta acontecendo essa pandemia a qual estamos vivenciando Vai passar...)

    ResponderExcluir

  46. Estefane Ramos Evangelista 1°F

    No que deu prá entender, é oque estamos passando no mundo e que não está sendo fácil, mais temos que ter paciência e obedece oque estamos ouvindo e vendo é se cuida mais é mais.

    ResponderExcluir
  47. Oque eu entendi é que o texto retrata algo parecido com a nossa situação atual,com casos de coronavirus diários,o texto tras como uma forma de ironia que os médicos não tem mais nada pra curar!
    É também falar sobre a constante poluição do meio ambiente por parte do ser humano!

    Daniel Gonçalves Teixeira 1°E

    ResponderExcluir
  48. Olá professor! Aqui é a aluna Layane dos Angelo Pinheiro do 1 ano I. Bom o que eu entendi do texto foi que tudo isso que está acontecendo com o mundo é simplesmente para raciocinarmos sobre nossa maneira de viver e de pensar. E esse isolamento serve para nós conhecer melhor e exercitar a mente, ou até mesmo para nós isolar do mundo e de tudo de ruím que ele pode nos oferecer. E na minha opinião, sem dúvidas tudo isso que está acontecendo com o mundo é apenas a Profecia se cumprindo, podemos ver que depois dessa Pandemia muitos estão clamando ao nome de Deus, pessoas que não o chamavam, agora estão chamando. Certa vez eu li "Aqueles que não me buscar pelo Amor, me buscarão pela Dor". E é exatamente isso que está acontecendo. Agora resta sabermos se depois dessa Pandemia as pessoas ainda se lembrarão de Deus.
    E lembre-se do que Jesus disse: É apenas o princípio das dores.

    ResponderExcluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. Me indentificando aqui em baixo por que me esqueci de colocar lá em cima.

    (Kaique Santos da Silva 1°C)

    ResponderExcluir
  51. Eduardo Ribeiro Souza 1° Ano A

    Pelo que entendi Raul fez uma música como se estivesse prevendo o que aconteceria com o Brasil atualmente em meio a essa pandemia do COVID-19.

    ResponderExcluir
  52. Jeniffer Pires João 2°ano F

    No que eu entendi Raul Seixas fez uma música prevendo o que ia acontecer nos dias de hoje como na aquele tempo ninguém esperavam ir né acreditavam estamos vivendo hoje em dia com o coronaviros triste a realidade 😥😥

    ResponderExcluir
  53. Olá, sou a solene de jesus araujo aluna do 1°a matutino.
    Entao sobre o texto,á cima podemos, observar uma notícia relatando uma pandemia onde para todo o mundo, momento em que todos juntos pode combater a um vírus, permanecendo em quarentena. Com a leitura podemos observar também que a uma análise muito profunda em toda questão. Porém além de todo devemos nos manter a calma e ótimista de que tudo vai passar !por isso fiquem em casa pra que depois passamos todos sair!#fique em casa

    ResponderExcluir
  54. Sou Jennifer paixão Oliveira Soares Série 1anoF. Oque pude percebe na minha sobre o texto visão eque essa quarentena. Serviu pra nois pensarmos uns nos outros que o mundo não gira em. Torno de nois começamos a pensa no mundo. Como um todo e. Que nosso SUS agora precisa de todo apoio posiveu tanto econômico quanto tecnológico .Bom e isso espero que tenha gostado

    ResponderExcluir
  55. O texto retrata o que atualmente esta acontecendo no mundo o mundo está sendo devastado pelas guerras e conflitos a cada minuto o mundo sofre alguma explosão algum desastre acontece por causa das atitudes humanas nome DO criador do comentário Miqueias Leão 1F

    ResponderExcluir
  56. Há uma dúvida,como diz no texto,será que realmente Raul preveu o futuro?ou é apenas uma coincidência,o texto nos deixa essa dúvida.Mas independente como disse o professor que após vencermos estas dificuldades e este momento atual, possamos nos tornar pessoas melhores, mais humanas e fraternas.

    Sara Pereira Souza Lopes 2°ano E Matutino

    ResponderExcluir
  57. Achei deverás interessante, falo mesmo.

    Maurycio V. Alves 1°ano E

    ResponderExcluir
  58. achei muito interessante a forma que a letra da música foi retratada com os dias atuais,porque é um exemplo de premonição acerca dos dias em que estamos vivendo . devetas interessante , falo mesmo!

    ResponderExcluir
  59. Lucas Mateus do Nascimento Souto, 3º B

    É estranho pensar que não é a primeira e nem a última vez que algo assim acontece. Tudo parece estar sob controle, até que um dia, sem aviso prévio, o mundo para.
    A música tem seus exageros, mas continua atual e trás um ponto de vista bem interessante.

    ResponderExcluir
  60. oque esta citando no texto é basicamente tudo oque estamos presenciando hoje em dia, que nosso país está vivendo é uma reflaxão sobre nós mesmo .

    nathaia aragao de sousa 2°B

    ResponderExcluir

  CADILLAC RECORDS   Filmes em dvd e blu-ray ainda existem – acreditem – e eu sou um desses cinéfilos que ainda tem uma coleção desses, de...