quinta-feira, 16 de janeiro de 2020






MAL ESTAR NA MODERNIDADE


O filme Sociedade dos Poetas Mortos é um filme clássico do cinema moderno, de 1989, dirigido por Peter Weir e estrelado por Robin Williams (em memória), que faz o papel de um inovador professor de literatura, John Keating, em um tradicional colégio interno, a Academia Welton, nos Estados Unidos de 1959.

Nesta escola, as disciplinas ligadas à área de Linguagens e Humanas são desprezadas, reconhecidas como de menor valor, o que está relacionado ao que a alta sociedade americana realmente valoriza, carreiras que proporcionem status social, fama e poder, questões que mais tarde são questionadas no filme, quando um dos alunos se interessa pela carreira artística, gerando um dos dramas presentes na obra. 

O professor Keating apresenta-se como criativo e inovador, elevando a literatura a um patamar superior do conhecimento, numa perspectiva artística, sociológica e mesmo filosófica, levando os alunos a adquirirem uma forma livre, questionadora e espontânea no modo de pensar. 

Neste sentido, a película cinematográfica é extremamente atual, nestes tempos de visão única e majoritária, onde predominam os valores dos grandes meios de comunicação e das classes dominantes. É o que temiam os filósofos da Escola de Frankfurt, entre eles Adorno e Habermas, para quem a racionalidade tecnológica do mundo moderno poderia levar a uma nova forma de dominação cultural.

Desta forma, a Educação tem uma função extremamente relevante, qual seja a formação de cidadãos com uma leitura crítica e ampla de mundo, fato que tem uma sintonia íntima com o filme Sociedade dos Poetas Mortos, um exemplo de que a arte pode ser útil e instrutiva, e não somente diversão, fato hoje predominante na indústria cinematográfica e cultural de um modo geral. 

Uma clara demonstração de que precisamos das artes e da literatura, nesses tempos tão obscuros.

ERIVAN SANTANATempos Sombrios: Instantâneos da Realidade. PerSe. São Paulo: 2019.






6 comentários:

  1. Olá sou Ana Caroline Santos do 2 D matutino, sobre a questão e a visão do texto relata o que a maioria da sociedade hoje em dia zombava como besteira está mostrando nesse tempo de caos que sim são importantes e bem essênciais em nossas vidas. A educação, a ciência, o sus, e até mesmo a arte está sendo úteis por demais na vida do cidadãos nesse tempo de crise.

    ResponderExcluir
  2. Karolyne Santos Lago, 3E (vespertino)
    O tema retratado "Mal estar da modernidade",mostra que temos que igualar a importância da arte, filosofia e da sociologia que essas áreas tem que ser respeitadas e valorizadas, pois serem matérias que faz pensar como indivíduo, e como o todo, que temos capacidades inimagináveis, que podemos transformar essa sociedades faz enxergar o além do óbvio é algo mais profundo.
    Outro quesito que me chamou atenção foi que a profissão que seguimos não é tão importante mas sim, quanto vamos ganhar dessa tal função, a satisfação consigo mesmo o bem-estar nunca vai deixar de ganhar para o dinheiro, melhor feliz do que triste e cheio de bens.
    O mundo capitalista nós devora a cada dia que passar, por isso que temos que ter matérias de humanas mas são cada vez mais esquecidas ou simplesmente deixa a de lado. O aluno precisa tanto dessas disciplinas para a vida, agir em sociedade, ter uma visão mais culta.
    Ligado ao tema desse filme outro que me vem na cabeça é "Tempos Modernos" que retrata fantasticamente lançado em 1936 já visada probelmas de hoje, ligados a esses fatores de ignorância capital, também como a sociedade estar contaminada pelo bens e não pela qualidade de vida do ser humano, enquanto apenas alguns disfruta do suor do outro; a maioria trabalha 8h por dia, com maus salários que bancam as contas diárias que apenas trabalho e nada de lazer e nada filosofia.
    Essa é a minha visão sobre o tema.

    ResponderExcluir
  3. Jeniffer Pires João 3°E vespertino
    Eu achei bem interessante está questão que algumas disciplina não pode sugerir em outros pais, eles poderia sabe mas,por que estas disciplina e bom para os alunos detro da sala de aula e também para a sociedade

    ResponderExcluir

  CADILLAC RECORDS   Filmes em dvd e blu-ray ainda existem – acreditem – e eu sou um desses cinéfilos que ainda tem uma coleção desses, de...